- Área: 3234 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Nic Lehoux
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em uma encosta em Kelowna, na Colúmbia Britânica, o projeto da mais nova vinícola von Mandl Family Estates traça um paralelo entre a topografia do terreno e o processo de vinificação por fluxo por gravidade que ocorre dentro da edificação. Concebida como uma forma retangular simples com uma divisão central ou “fratura” no meio, a parte de produção segue a direção do terreno, utilizando a inclinação descendente para seu processo por fluxo por gravidade. A outra metade do edifício contém a área de visitantes que se estende sobre os vinhedos, oferecendo vistas deslumbrantes do Lago Okanagan, nas proximidades, e do icônico campanário da Vinícola Mission Hill, a primeira vinícola von Mandl na região, também projetada pelo arquiteto Tom Kundig.
As áreas funcionais da Martin's Lane seguem a inclinação da encosta, da área que recebe a uva no topo, passando pela fermentação e a sala de decantação, até a sala de engarrafamento no nível acima do solo e, finalmente, a área de armazenamento abaixo do solo. Ao longo de seus 3200 metros quadrados, o escritório da vinícola, o laboratório de vinhos e os espaços para visitantes estão integrados às áreas de produção, incluindo uma sala de degustação, sala de jantar e passarelas para visitantes que oferecem vislumbres íntimos do processo de produção. A “fratura” central do projeto apresenta uma linha expansiva de janelas altas, aumentando a entrada de luz natural nas áreas de produção, bem como vistas impressionantes dos vinhedos e da paisagem natural. O exterior do edifício é revestido com aço estrutural pintado com obsidiana, enquanto o aço corrugado oxidado é usado para revestimentos e beirais do telhado. Painéis de revestimento são inclinados para baixo para visualmente ressaltar a história do processo por fluxo de gravidade.
As visitas guiadas levam os visitantes até as instalações por meio de um túnel de concreto de forma irregular e, em seguida, até uma sala de degustação privativa, acentuada por uma parede de vidro e aço perfurado, com vista para a área de armazenamento de barris. Uma escada espiral customizada de aço leva a uma sala maior de degustação e a uma área de experiências para o visitante, com aço perfurado no exterior e aço sólido no interior. A forma da escada foi inspirada no equipamento de filtragem de aço inoxidável utilizado na indústria do vinho, assim como na sequência de Fibonacci que reflete como as videiras se propagam. Assim como o próprio edifício, os detalhes internos contam a história do meticuloso processo de vinificação que a VMF Estates levou gerações para refinar.